Página Inicial arrow Notícias arrow Código do trabalho sob chuva de críticas
Página Inicial
Notícias
Opinião
Autarquias
Documentos
Foto Galeria
BEja no Facebook
Newsletters
Newsletter do BEja






Adere ao Bloco
Adere ao Bloco 
Sites do Bloco
Site do BE
Site do Grupo Parlamentar
Site do Grupo Parlamentar Europeu
Site do BE nas Autarquias

Código do trabalho sob chuva de críticas PDF Imprimir e-mail
18-Set-2008
Protesto dos trabalhadores do sector da construção. Foto de arquivo de João Miranda/Lusa
Espera-se esta quinta-feira um debate agitado no parlamento sobre a revisão do código do trabalho. Os partidos à esquerda do PS acusam o governo de fazer o jogo dos patrões e diversos especialistas ouvidos pela Agência Lusa confirmam o carácter nefasto do diploma para os trabalhadores, que ficarão mais desprotegidos e com "menos vida". E cresce a contestação ao governo com a greve da função pública a 1 de Outubro, que se junta ao protesto da CGTP.

No parlamento serão apresentadas dezenas de propostas de alteração, principalmente por PCP e BE, à proposta do governo de revisão do código do trabalho. O Bloco vai retomar muitas das propostas que o partido socialista defendeu quando era oposição ao governo Barroso/Bagão Félix, nomeadamente a limitação a um ano dos contratos a termo, a redução do horário para 35 horas e o fim da caducidade das contratações colectivas. A deputada Mariana Aiveca considera que este código do trabalho vem facilitar os despedimentos e torna os trabalhadores reféns das arbitrariedades dos patrões ao nível dos horários de trabalho.

A somar às críticas da esquerda parlamentar e da CGTP, vários especialistas ouvidos pela Agência Lusa censuram a proposta do governo, acusando-a de enfraquecer os direitos dos trabalhadores. O professor de Direito laboral na Universidade de Coimbra, Jorge Leite, denuncia o alargamento do período de experiência para seis meses o que "viola a estabilidade de emprego", ficando um "empregador com mais vantagem em ter um trabalhador à experiência do que um com contrato a termo". E acrescenta que este código "agrava em muito a adaptabilidade, que é excessiva, afectando a disponibilidade dos trabalhadores e a sua vida". Quanto ao combate à precariedade do trabalho, "uma das bandeiras desta proposta", Jorge Leite refere que "há algumas medidas que vão nesse sentido", mas "o essencial mantém-se" e os exemplos passam pela existência, no próprio Estado, pela figura de 'outsourcing', ou seja, "adquire-se um serviço em vez de um trabalhador, o que é uma simulação fraudulenta".

Para o professor universitário e ex-membro da Comissão para o Livro Branco, António Casimiro Ferreira, esta reforma "não promove a negociação colectiva", assistindo-se ao acentuar do individualismo no contrato de trabalho o que vai "precarizar ainda mais o movimento sindical". Por isso, para Casimiro Ferreira, este é um Código de Trabalho "favorável a empresas cuja actividade assenta em mão-de-obra pouco qualificada", sublinhando que "as boas empresas não precisam deste Código".

Entretanto, também os sindicatos da Função Pública, afectos à CGTP, decidiram aumentar a contestação às propostas do governo marcando uma greve nacional para o dia 1 de Outubro, juntando-se assim ao protesto da CGTP, que "será um dia de grande agitação e participação dos portugueses em defesa dos seus direitos e contra o Código de Trabalho", sublinhou Ana Avoila.

A sindicalista sublinha que "a greve de 24 horas visa mostrar ao Governo que os trabalhadores não estão dispostos a aguentar mais. A administração pública faz parte do país e o executivo continua a ter uma atitude autista, sem dar resposta às reivindicações dos trabalhadores".

Os enfermeiros começam a greve um dia mais cedo, a 30 de Setembro, e prolongam-na até ao dia 1 de Outubro.

Para esta sexta-feira está também marcado um plenário de trabalhadores da função pública no Rossio, deslocando-se posteriormente os trabalhadores para o Ministério das Finanças.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaques
VIII Convenção 
  Debate Aberto
Novo cartaz do Bloco
Campanhas

Cortem na Divida não nos Salários

Privatização é o fim da linha 

 

Novo folheto dos Jovens do Bloco
Jornal gratuito - Ler em pdf
Revista Vírus n1
Plataformas
Site Esquerda
Vídeos do Bloco
© 2024 Site Distrital de Beja - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.