Página Inicial arrow Notícias arrow UE-África: Cimeira Alternativa denuncia aumento das desigualdades e da pobreza
Página Inicial
Notícias
Opinião
Autarquias
Documentos
Foto Galeria
BEja no Facebook
Newsletters
Newsletter do BEja






Adere ao Bloco
Adere ao Bloco 
Sites do Bloco
Site do BE
Site do Grupo Parlamentar
Site do Grupo Parlamentar Europeu
Site do BE nas Autarquias

UE-África: Cimeira Alternativa denuncia aumento das desigualdades e da pobreza PDF Imprimir e-mail
06-Dez-2007
Menino bosquímanoEm alternativa à Cimeira Oficial União Europeia-África, organizações não governamentais, sindicatos e outros movimentos sociais discutem em Lisboa políticas diferentes para combater as desigualdades e a pobreza no continente Africano, denunciando o agravamento desta situação com os Acordos de Parceria Económica e com o reforço dos controlos migratórios. Haverá iniciativas culturais, debates, e uma manifestação no Domingo. Vê aqui o flyer com o programa e consulta o blogue da iniciativa

Para Johannes Lauterbach, coordenador do ATTAC, apesar de a Comissão Europeia afirmar que a cimeira oficial se destina a aprofundar a parceria entre os dois continentes "na verdade a política comercial e a política de migrações da União Europeia é tudo menos uma parceria".

O ATTAC acusa a UE de ameaçar os países africanos com taxas alfandegárias sobre as suas exportações para o espaço europeu, e de lhes cortar a ajuda ao desenvolvimento, se estes se recusarem a assinar os Acordos de Parceria Económica (conhecidos pela sigla EPAs).

"Os EPAs aumentarão as desigualdades sociais e a pobreza em África e causarão mais emigração" afirmou Johannes Lauterbach, não deixando também de criticar a política de imigração da União Europeia. "Simultaneamente, a União Europeia reforça os controlos migratórios, que provocam a morte de milhares de pessoas no Mediterrâneo".

A Cimeira Alternativa Europa-África debaterá a política comercial e a política de migrações, a soberania alimentar, a agricultura, os recursos naturais e os direitos humanos. No Domingo, após o os participantes promovem ainda uma manifestação no centro de Lisboa, da Faculdade de Belas Artes até ao Rossio.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaques
VIII Convenção 
  Debate Aberto
Novo cartaz do Bloco
Campanhas

Cortem na Divida não nos Salários

Privatização é o fim da linha 

 

Novo folheto dos Jovens do Bloco
Jornal gratuito - Ler em pdf
Revista Vírus n1
Plataformas
Site Esquerda
Vídeos do Bloco
© 2024 Site Distrital de Beja - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.