Página Inicial arrow Autarquias arrow Serpa arrow Orçamento Participativo em Serpa
Página Inicial
Notícias
Opinião
Autarquias
Documentos
Foto Galeria
BEja no Facebook
Newsletters
Newsletter do BEja






Adere ao Bloco
Adere ao Bloco 
Sites do Bloco
Site do BE
Site do Grupo Parlamentar
Site do Grupo Parlamentar Europeu
Site do BE nas Autarquias

Orçamento Participativo em Serpa PDF Imprimir e-mail
24-Out-2007

guida_ascencao.jpg À semelhança do que tinha acontecido há cerca de três anos atrás, a Câmara Municipal de Serpa realizou, durante os meses de Setembro e Outubro, reuniões em várias freguesias e localidades do conselho para definir prioridades de investimento para o ano 2008.

Na reunião em que estivemos presentes (freguesia de Salvador) observámos que foi distribuído aos participantes uma folha com uma lista de tópicos, bastante genéricos, sobre os quais a população tinha que se pronunciar. Estavam presentes cerca de 50 pessoas. A reunião durou aproximadamente hora e meia.

Foram colocadas várias questões: sobre o alargamento da zona de actividades económicas da cidade; sobre os apoios á construção de um novo lar para idosos; sobre problemas de escoamentos de águas; sobre dificuldades de estacionamento nalguns locais; sobre a recolha dos lixos e a insuficiência de postos de recolha de lixo reciclável; sobre a manutenção dos espaços verdes; sobre a utilização das infraestruturas desportivas por parte da população, etc...

Nada foi dito sobre políticas de habitação social e nada consta no plano de investimento para 2008 sobre isso. Ora sabemos que o alojamento para pessoas carenciadas e para casais jovens é um problema no concelho e que ninguém assume a sua resolução.

Nada foi avançado sobre o que a Câmara tenciona fazer para a dinamização do centro histórico, que está cada vez mais desabitado; sobre o apoio à educação – e sabemos que as competências das autarquias neste domínio são cada vez maiores; sobre o apoio ao associativismo, sobre a semi-privatização da água – para este assunto, tão essencial para a população, não foi preciso fazer nenhuma consulta popular! E até sobre a possibilidade de integração das sugestões feitas pelas pessoas no orçamento participativo.

Os resultados ficaram aquém das expectativas. Certamente faltou, no início, uma explicação acerca do que o executivo pensa fazer em cada uma das áreas listadas – se é que podemos falar em áreas! Faltou também um incentivo ao diálogo. Algumas observações dos participantes foram acolhidas com ironia. Por vezes tínhamos a sensação de estar numa sessão de faz-de-conta, onde os membros do executivo presentes estavam a fazer um duro sacrifício para ouvir da população sugestões ou críticas sobre o que não estava bem…

É de louvar a intenção desta consulta e a implementação de medidas que impliquem cada vez mais os cidadãos na gestão do município – sem sombra de dúvida, uma prática que defendemos. Esperemos é que isto não fique no plano das intenções e que não tenha sido feito só porque parece bem…

Vamos aguardar a próxima etapa e o ano 2008: é preciso ver para crer…

Guida Ascensão

Núcleo de Serpa do Bloco de Esquerda

 

 
< Artigo anterior
Destaques
VIII Convenção 
  Debate Aberto
Novo cartaz do Bloco
Campanhas

Cortem na Divida não nos Salários

Privatização é o fim da linha 

 

Novo folheto dos Jovens do Bloco
Jornal gratuito - Ler em pdf
Revista Vírus n1
Plataformas
Site Esquerda
Vídeos do Bloco
© 2024 Site Distrital de Beja - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.