Página Inicial arrow Opinião arrow Água, um bem público ou uma mercadoria - 1?
Página Inicial
Notícias
Opinião
Autarquias
Documentos
Foto Galeria
BEja no Facebook
Newsletters
Newsletter do BEja






Adere ao Bloco
Adere ao Bloco 
Sites do Bloco
Site do BE
Site do Grupo Parlamentar
Site do Grupo Parlamentar Europeu
Site do BE nas Autarquias

Água, um bem público ou uma mercadoria - 1? PDF Imprimir e-mail
Escrito por Rui Serra   
21-Set-2007

constantino_picarra.jpgHoje é consensual que a água, um bem imprescindível à vida, é escasso e que, por força das alterações climáticas, será ainda mais escasso nos próximos cinquenta anos. Também é consensual que num futuro muito próximo se corre o risco de a água não chegar para todos. E quando isso acontecer a guerra será inevitável. A luta pela vida, pela sobrevivência, a isso conduzirá inevitavelmente.

Perante este quadro, infelizmente bem real, a primeira questão que se deve colocar é esta: como foi possível chegarmos aqui? A resposta não é simples, nem linear. No entanto, é possível dizer, sem receio de erro, que grande parte da responsabilidade por esta situação se deve à adopção de modelos de desenvolvimento económico onde a primeira e quase única motivação foi e é a procura do lucro a todo o custo. E isto que é uma evidência, mas de que pouca gente fala, devia estar sempre bem presente para que as receitas para resolver o problema da água não passem pelas soluções que criaram esse mesmo problema, como está a acontecer em Portugal e em outras regiões do mundo onde o capitalismo selvagem à moda do século XIX está a tomar conta das diferentes políticas governamentais e, o que é ainda mais grave, da forma de ver o mundo por parte significativa dos cidadãos.

Água, bem fundamental à vida e património comum de todos. Num quadro onde se aponta para a sua escassez que fazer para a melhor gerir? A solução parece-me óbvia: a adopção dum modelo de gestão capaz de garantir quatro coisas: 1- Que ninguém fique privado de água por motivos económicos, ou seja, que qualquer situação de pobreza não seja impeditiva do acesso á água; 2- Que o tarifário a implementar pelo consumo da água desonere os consumidores de poucas posses e onere fortemente aqueles que a esbanjam sem necessidade; 3- Que nenhum aglomerado populacional, por mais pequeno que seja, fique impedido de aceder à água por muito que isso custe em termos de investimento; 4- Que a distribuição da água seja alvo dum tratamento científico adequado de forma que os seus padrões de qualidade junto do consumidor sejam sempre elevados.

Bem, sendo assim, qual o modelo que garante estas quatro condições, a meu ver consensuais? Um modelo onde um bem comum é apropriado por algumas empresas para ser transformado num negócio? Um modelo onde o objectivo é transformar a água numa mercadoria para através dela se obter o máximo lucro possível, o objectivo natural de qualquer homem de negócios? Ou um modelo de gestão pública da água onde o Estado (ou as autarquias locais que também são Estado), com o dinheiro de todos nós recolhidos através dos impostos, controla todo o processo da gestão da água tendo como única preocupação o bem-estar das populações e não o lucro? A resposta parece não merecer dúvidas para todos aqueles que possuem respeito pela humanidade e que conseguem ver para além dos euros das suas contas bancárias.

Apesar deste consenso, o que assistimos hoje em Portugal? A resposta não merece dúvidas e é deveras preocupante. Hoje em Portugal assistimos a uma política deliberada do Governo destinada a transformar a água num negócio e à capitulação das autarquias locais face a esta vontade de Sócrates e seus ministros, tudo isto feito nas costas dos cidadãos que vivem no total desconhecimento do que se está a passar, eles que são o soberano, ou seja, quem mais ordena, aqueles que através do seu voto têm o poder de tirar e pôr governos e executivos camarários.

Através de legislação vária os governos de bloco central (PSD e PS) vêm criando dificuldades às autarquias locais. O objectivo é “impedir” que os municípios se organizem em associações ou em empresas intermunicipais, de capitais exclusivamente públicos, destinadas a gerir a distribuição da água em alta ou em baixa fora da lógica da procura do lucro que é a primeira e a principal lei do mercado. O expediente utilizado é simples e refinado. Apela-se aos municípios que se associem à empresa do Estado, “Águas de Portugal”, oferecendo-se-lhes em troca garantia de dinheiro para investimento e uma gestão pública da água. No entanto, enquanto isto fazem, e à medida que a holding estatal vai crescendo economicamente em resultado destes acordos com as autarquias, o Governo vai preparando a sua privatização, ou seja, a entrega da empresa “Águas de Portugal” às empresas do ramo, por força da sua privatização em bolsa.

A esta política, os executivos camarários do Alentejo, que foram eleitos para gerir o património público e não para o entregarem à iniciativa privada, entraram num processo de capitulação. Não aceitaram a proposta do Governo e avançaram para uma solução que só formalmente é diferente desta. A solução adoptada passa pela constituição de empresas intermunicipais onde 51% do capital é das autarquias e 49% é do mundo dos negócios, como se assim a água não fosse transformada numa mercadoria destinada, portanto, à obtenção de lucro o que, no caso, é incompatível com os interesses público e de preservação da vida. E foi com esta opção que avançaram.

Torpedeados pelo Governo, que nunca gostou desta solução na medida em que não favorecia a “engorda” das “Águas de Portugal”, viram a sua proposta rejeitada por Bruxelas. Resultado: a capitulação traduzida na tentativa de saída híbrida para a chantagem do Governo deu em nada. Tivessem as autarquias feito o que era sua obrigação – governar com o povo e não nas suas costas – e, muito provavelmente, hoje teríamos empresas intermunicipais de capitais exclusivamente públicos com as suas candidaturas aprovadas em Bruxelas.

Artigo publicado no Diário do Alentejo – 21/09/2007

 
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Destaques
VIII Convenção 
  Debate Aberto
Novo cartaz do Bloco
Campanhas

Cortem na Divida não nos Salários

Privatização é o fim da linha 

 

Novo folheto dos Jovens do Bloco
Jornal gratuito - Ler em pdf
Revista Vírus n1
Plataformas
Site Esquerda
Vídeos do Bloco
© 2024 Site Distrital de Beja - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.