Página Inicial
Notícias
Opinião
Autarquias
Documentos
Foto Galeria
BEja no Facebook
Newsletters
Newsletter do BEja






Adere ao Bloco
Adere ao Bloco 
Sites do Bloco
Site do BE
Site do Grupo Parlamentar
Site do Grupo Parlamentar Europeu
Site do BE nas Autarquias

O perfil de Sócrates PDF Imprimir e-mail
04-Dez-2007
alberto_matos.jpgCom pompa e circunstância, José Sócrates veio a Beja, acompanhado do ministro Mário Lino, para anunciar a terceira data de adjudicação das obras do IP 8, que ligará Sines a Beja e a Vila Verde de Ficalho. Outubro de 2008, “desta vez é que é”! Na sua intervenção, o primeiro-ministro justificou a obra como “um imperativo nacional” mas, sobretudo, pelos investimentos privados “previstos e pensados” para o porto de Sines e pela sua complementaridade com os outros vértices do “triângulo estratégico”: Alqueva e o Aeroporto de Beja, cujas obras foram visitadas por Mário Lino.
Ler mais...
 
Quando a França ferve… PDF Imprimir e-mail
28-Nov-2007
alberto_matos.jpgNo passado fim-de-semana tive oportunidade de participar no fórum “Maintenant à Gauche”, no Caveau de la République, em Paris. As primeiras impressões foram dum país e duma capital, bela como sempre, mas profundamente marcada pelas greves e manifestações das últimas semanas, com particular incidência nos transportes públicos e visível nas enormes filas de trânsito. Os ferroviários – os bravos cheminots – foram o coração dos protestos que alastraram a outros sectores, com destaque para a greve da função pública. Também os estudantes da Sorbonne e outras universidades em luta contra a política de privatização do ensino superior se travaram de velhas razões com os flics da polícia de choque, agora às ordens de Sarkozy.
Ler mais...
 
SOMINCOR E PIRITES ALENTEJANAS EM TRIBUNAL PDF Imprimir e-mail
23-Nov-2007

antonio_guerreiro.jpgAs empresas mineiras Somincor (Castro Verde - Almodôvar) e Pirites Alentejanas (Aljustrel), em constante perseguição aos trabalhadores e seus representantes, mais uma vez se deram mal. Depois de verem o Tribunal da Relação de Évora dar razão ao STIM (Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Mineira), pelos descontos ilegais feitos nos prémios de produção e majoração das férias a trabalhadores que foram candidatos em eleições legislativas e autárquicas, vêem agora a ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho) instaurar-lhes processos de contra-ordenação por terem retirado todo o prémio de produção de Maio aos trabalhadores que aderiram à greve geral de 30 de Maio, quando o deveriam ter feito tão só relativamente ao dia em causa.

Ler mais...
 
A normalidade da anormalidade PDF Imprimir e-mail
17-Nov-2007

constantino_picarra.jpgA sensação que se tem é que uma espécie de cortina de fumo baixou sobre a sociedade portuguesa impedindo parte da sua população de ver e, por via disso, de pensar. Porque assim parece, talvez seja tempo de acendermos os faróis e ver para além da névoa que interpuseram entre nós e a realidade.

As sociedades humanas possuem aspectos deveras curiosos. Um deles prende-se com essa coisa espantosa e, ao mesmo tempo fascinante, que são as pessoas aceitarem como fazendo parte da ordem natural do mundo factos ou situações que, justamente, nada têm de natural ou normal. E isto acontece basicamente por uma de duas ordens de razões: ou porque as pessoas nunca se interrogaram e, em conformidade, não pensaram sobre o que todos aceitam, incluindo as próprias, mas que não é racional fazê-lo ou, reflectindo, chegaram a conclusões tão afastadas do que é publicamente visto como normal que logo "apagaram" tais conclusões do seu intelecto e passaram à frente convencidos de que só poderiam estar errados.

Ler mais...
 
Beatos e “negócios da China” PDF Imprimir e-mail
08-Nov-2007

Num país destes, de “negócios da China”, não admira, pois, que tudo seja relativo e mutante, especialmente os princípios. Aliás, num mundo em constante mudança não faria qualquer sentido que as promessas fossem cumpridas.

Ler mais...
 
Porreiro, Pá! PDF Imprimir e-mail
24-Out-2007

Nós, comuns mortais, não estávamos lá, nem por perto… não o permitem as boas regras de segurança. Mas perante aquele abraço entre dois Zés – o Zé Manel de Bruxelas e o Zé Sócrates – só seres absolutamente insensíveis podem ignorar a química muito especial que se estabeleceu entre duas almas gémea e os fluidos espirituais condensados no grito: “Porreiro, Pá!”. Finalmente, depois de um Verão chocho, temos um Outono quente; depois dos empates e do murro de Scolari, o esplendor de Portugal ecoou nos confins onde a Europa se faz Ásia; e, depois de séculos de apagada e vil tristeza, eis a frase que acaba de entrar na História: “Porreiro, Pá!”.

Ler mais...
 
Das Astúrias…só os mineiros! PDF Imprimir e-mail
18-Out-2007
Beja viveu ontem um dia anormal. A circulação automóvel esteve cortada no centro da cidade, num grande anel que ia do Hospital Velho ao Balneário, passando pelo Largo dos Correios e por trás do Jardim Público. Não era o Dia sem Carros que, aliás, tem caído em desuso, nem se tratava de devolver a rua aos peões. De tanta fartura, o pobre desconfia, dizia uma mulher nas Portas de Mértola… E, em cada esquina deste vasto perímetro, um polícia. Era a visita oficial dos “príncipes das Astúrias”, Felipe e Letícia, arrastando consigo a histeria securitária que sempre os acompanha e se vem reforçando, com o crescer da contestação à monarquia em Espanha.
Ler mais...
 
<< Início < Anterior | 1 2 3 | Seguinte > Final >>

Resultados 8 - 14 de 21
Destaques
VIII Convenção 
  Debate Aberto
Novo cartaz do Bloco
Campanhas

Cortem na Divida não nos Salários

Privatização é o fim da linha 

 

Novo folheto dos Jovens do Bloco
Jornal gratuito - Ler em pdf
Revista Vírus n1
Plataformas
Site Esquerda
Vídeos do Bloco
© 2024 Site Distrital de Beja - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.