Página Inicial
Notícias
Opinião
Autarquias
Documentos
Foto Galeria
BEja no Facebook
Newsletters
Newsletter do BEja






Adere ao Bloco
Adere ao Bloco 
Sites do Bloco
Site do BE
Site do Grupo Parlamentar
Site do Grupo Parlamentar Europeu
Site do BE nas Autarquias

MONOCULTURAS DEBATIDAS EM SERPA PDF Imprimir e-mail
16-Mar-2018
E o deserto aqui tão perto...
 
 
O debate sobre Monoculturas e o deserto aqui tão perto, realizado em Serpa em 18 de Fevereiro, constituiu um êxito, pelo número de participantes e pela qualidade das intervenções, com destaque para Cláudio Torres e Maria José Roxo, responsável científica pelo Centro Experimental de Erosão de Vale Formoso.

Um dos pontos altos da jornada foi a visita a este Centro Experimental, nos confins das serras de Mértola e Serpa, cuja enorme valia no estudo dos fenómenos da erosão e desertificação e na orientação agrícola tem sido ignorado pelos poderes central e locais.

A situação atual é insustentável: a erosão dos melhores solos do país, como os barros de Beja; a sobrecarga de pesticidas e fitofármacos que ameaçam a vida animal e vegetal; a contaminação das linhas de água, a poluição atmosférica e os maus cheiros que afetam as populações e motivam protestos como em Fortes, no concelho de Ferreira do Alentejo.

A própria EDIA não pode limitar-se a vender água “a quem a pode pagar” e tem de impor regras de diversificação cultural e proteção ambiental. Com o alargamento do perímetro de rega de Alqueva em mais 45 mil hectares, em contexto de seca severa, é preciso deixar claro que o abastecimento de água às populações é prioritário face às monoculturas que poucos empregos criam e lucram milhões à força de trabalho escravo.

Catarina Martins, Coordenadora do Bloco e a deputada Maria Manuel Rola, da Comissão Parlamentar de Ambiente, participaram neste debate que vai prosseguir pelo Alentejo. O BE irá apresentará iniciativas legislativas que visam estabelecer limites à proliferação de monoculturas intensivas e superintensivas, quanto à sua densidade, às áreas de manchas contínuas e ao respeito de corredores ecológicos que salvaguardem a biodiversidade.
_______________________________

A fome de terra é tanta que nem abelhas ou morcegos têm lugar é o titulo do artigo do jornalista Carlos Dias no jornal "Público" de 11 de Março 2018 que retrata a situação no perímetro de rega de Alqueva e faz referência a este debate de Serpa sobre monoculturas.

Ler e ouvir a reportagem da TSF (versão áudio de 30 minutos) e a outra face das monoculturas, a escravatura no século XXI, no Jornal da Tarde da RTP e no Primeiro Jornal da SIC. 
 
CATARINA MARTINS NO DISTRITO DE BEJA PDF Imprimir e-mail
09-Mar-2015
 Bloco apoia manifestação da CGTP em 7 de Março 

Em Beja, concentração às 11 horas junto à casa a Cultura, seguida de desfile até ao Jardim do Bacalhau
 
cgtp_7marco.jpg  

 
Campanha Anti-Austeridade
nao_tratado.jpg
 
 

 

 

 

 

 

 

 

 

Subscrever a petição e ler panfleto  anti-austeridade

   

catarina_martins.jpg

Catarina Martins no distrito de Beja

9 Março 2015

No âmbito da campanha nacional contra a austeridade e de impulso à petição pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental, a porta-voz nacional do Bloco de Esquerda estará no distrito de Beja na segunda-feira, 9 de Março.

                                                                                   Programa da visita

13.00 – 14.00 - Portaria da Somincor – contacto com trabalhadores na mudança de turno, com distribuição do folheto anti-austeridade e recolha de assinaturas.

16.30 – Visita ao Centro Social do Bairro da Esperança, em Beja, seguida de contacto com a população do bairro e convívio às 18.30 h. 


 
Manifestação por melhores Acessibilidades no Baixo Alentejo PDF Imprimir e-mail
29-Jan-2015
ip28.jpg

 

A Coordenadora Distrital do BE apoia ativamente a Marcha pelo IP8, IP2 e estradas regionais, convocada pela CIMBAL e outras entidades regionais para 30 de Janeiro, com concentração em Beja às 11 horas.

O Bloco de Esquerda considera que esta jornada deve incluir a luta pela eletrificação da linha ferroviária Casa Branca – Funcheira que esteve na origem do levantamento cívico “Beja Merece”. O comboio é peça essencial da rede de acessibilidades regionais que integre e dê escala ao Aeroporto de Beja. 

Curiosamente, na véspera da realização desta manifestação, a EP - Estradas de Portugal - veio noticiar um investimento de 29,6 milhões de euros nas estradas do dsitrito de Beja nos próximos cinco anos, sem esclarecer quando começam as obras. Um anúncio muito conveniente em ano de eleições...

Mais um motivo para dar força à mobilização!

 
GRÉCIA - Syriza à beira da maioria absoluta PDF Imprimir e-mail
28-Jan-2015
esperanca.jpg
Esperança da Europa

contra a austeridade

 

  A Coordenadora Distrital de Beja emitiu em 26 de Janeiro um comunicado  saudando a vitória do SYRIZA nas legislativas. O novo governo tomou posse hoje. O povo grego iniciou uma nova fase da sua riquíssima e antiga História.

1. A Coordenadora Distrital de Beja do Bloco de Esquerda saúda a magnífica vitória do povo grego contra a austeridade e a chantagem da Europa da finança, personificada pela arrogância da chanceler alemã Merkel. A vitória expressiva do Syriza é a base segura da formação de um governo de esquerda, hoje mesmo formado para romper com a austeridade, iniciar a recuperação do Estado social e do poder de compra dos trabalhadores e das camadas da população atiradas para a miséria.

Esta grande vitória da Grécia, berço da democracia europeia infligiu uma derrota esmagadora dos partidos do “rotativismo ao centro” – Nova Democracia e PASOK – que, durante décadas, atolaram o país na crise e na corrupção e acabaram por se entregar nas mãos da troika. E é a prova viva de que HÁ ALTERNATIVAS políticas à austeridade imposta pelos capatazes de Bruxelas e do FMI, na Grécia e em Portugal. É, também por isso, uma bandeira de esperança para todos os povos da Europa.

2. No mesmo sentido, a CAMPANHA CONTRA A AUSTERIDADE lançada pelo Bloco de Esquerda inclui uma Petição pela desvinculação de Portugal do Tratado Orçamental que pretende recolher pelo menos 35 mil assinaturas para levar o tema à discussão em plenário da Assembleia da República. Esta campanha já está no terreno e trará ao distrito de Beja, no mês de Março, dirigentes nacionais e deputados do Bloco.

26 de Janeiro de 2015

A Coordenadora Distrital de Beja do Bloco de Esquerda

 
NÃO AOS ROUBOS NO ORÇAMENTO 2014 PDF Imprimir e-mail
23-Out-2013
26outubro_beja.jpg
GOVERNO - TROIKA
 
RUA!
 
 
A Coordenadora Distrital de Beja do BE reuniu na sede de Castro Verde, em 20 de Outubro, fez o balanço das eleições autárquicas e perspetivou a intervenção do Bloco numa situação política dominada pela proposta de Orçamento para 2014, que anuncia nova escalada do desemprego e do assalto aos salários e às pensões.

Em comunicado  Coordenadora Distrital manifestou repúdio pelos efeitos desta política na nossa região, como o despedimento selvagem de dezenas de trabalhadores de subempreiteiros da Somincor e novas ameaças de encerramento ou privatização de serviços públicos: repartições de Finanças, extensões de saúde...

A reunião decidiu ainda convocar para 9 de Março a Assembleia Distrital de Beja, que elegerá a nova Coordenadora Distrital do Bloco de Esquerda para o biénio 2014-2016.
 
Ler mais...
 
CORRER COM ESTE GOVERNO VINGATIVO PDF Imprimir e-mail
17-Abr-2013

abril_maio.jpg25 de Abril 

1.º de Maio

O POVO É QUEM MAIS ORDENA!

Este grito vai ecoar com mais força, inclusive junto dos ministros que passarem pela Ovibeja.

Pôr fim ao desastre económico, político e social, exigindo a demissão imediata deste governo, é o lema das jornadas do 38.º aniversário do 25 de Abril e do 1.º de Maio em Liberdade.

Ler mais...
 
2 MARÇO - 16 H. - BEJA - MANIF. LARGO DO MUSEU PDF Imprimir e-mail
01-Mar-2013

grandola.jpgTROIKA, FORA!

E leva o Passos...

É urgente pôr fim à desgraça social e rasgar o maldito memorando da Troika, que submete tudo ao pagamento de juros usurários aos agiotas.

Mas a conclusão deste governo é ao contrário: quer aumentar já em 800 milhões de euros a receita de austeridade, por conta do rombo anunciado de 4 mil milhões no Estado Social.

Perante tamanha desfaçatez e insensibilidade social, as manifestações nacionais de 2 de Março só podem apontar um caminho:
que a Troika vá embora e leve com ela o seu governo!

Comunicado completo da Coordenadora Distrital de Beja do Bloco.

 
<< Início < Anterior | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 | Seguinte > Final >>

Resultados 1 - 7 de 72
Destaques
VIII Convenção 
  Debate Aberto
Novo cartaz do Bloco
Campanhas

Cortem na Divida não nos Salários

Privatização é o fim da linha 

 

Novo folheto dos Jovens do Bloco
Jornal gratuito - Ler em pdf
Revista Vírus n1
Plataformas
Site Esquerda
Vídeos do Bloco
© 2024 Site Distrital de Beja - Bloco de Esquerda
Joomla! is Free Software released under the GNU/GPL License.